Esqueceram de Mim

Tenho observado que a cada dia as redes sociais passam a ter um papel fundamental na nossa vida. Saber usar a internet de maneira inteligente e positiva traz mudanças e oportunidades jamais sonhadas. Esteja atento a alguns detalhes para usar a internet de maneira positiva para sua carreira e vida.

Hoje aconselho a todo profissional participar das seguintes redes sociais:
  1. LinkedIn - O seu currículo online onde é possível disponibilizar para um determinado grupo de relacionamento sua formação escolar, experiência profissional e interesses na carreira. Através dela é possível recuperar o seu histórico de relacionamento profissional conectando com seus colegas de formação escolar, profissional, parceiros e principalmente profissional de recursos humanos
  2. Twitter - A mais perigosa e eficiente das mídias pessoal e aberta na internet. Cuidado! A limitação de 140 caracteres obriga o internauta a ser breve e objetivo. Não utilize este meio para "bater papo" ou  como confessionário de uma igreja. Não esqueça que você esta sendo observado e julgado por dezenas e até milhões de seguidores. Dedique um tempo diário pequeno para compartilhar assuntos interessantes que gerem admiração e levem aumentar o número de seguidores. O que você escreve no twitter servirá para determinar o seu perfil por olheiros. Escolha seguidores que possam agregar valor na sua experiência. Alguns ícones são obrigatórios como os chamados formadores de opinião.
  3. Facebook e/ou Orkut - Estas redes servem para mostrar quem é o ser humano que esta por traz do Avatar. Evite usar de forma preconceituosa com expressões de baixo nível. Tenha compromisso com redação correta e principalmente com muita clareza. Nunca utilize o mural para expressar sentimentos contra empresas ou terceiros. Aproveite para gerar links interessantes para sua comunidade. Não publique fotos ou vídeos que possam comprometer sua família e integridade. Não participe de comunidades comprometedoras. Observe as páginas de empresas que você valoriza e torne publico participando a sua comunidade.
  4. Blog -  Nele você tem a oportunidade de publicar suas obras literárias, pensamentos e posições profissionais. Ele é a sua sala de visita para receber futuros prospects. Utilize como um livro que pode ser consultado a qualquer momento por pessoas que navegam em busca da informação e do saber. O desafio é torná-lo uma referência para o meio acadêmico e profissional. O Blog é o seu site dinâmico e atual que evolui a cada nova publicação.
Devemos ter muito cuidado com o excesso de exposição. Infelizmente as redes são também utilizadas por mentes maquiavélicas na busca de uma vantagem pessoal. A mídia traz diversos relatos de crimes praticados através da internet e o pior de vidas sacrificadas utilizando as informações e fotos ingenuamente publicadas principalmente nos sites de relacionamento.

As redes sociais devem ser vistas como uma sala lotada de pessoas estranhas com alguns conhecidos em uma festa no Palácio do Planalto.

Em 2006 comecei a participar ativamente das redes sociais, pagando o preço de expor a minha imagem e colhendo os frutos doces e amargos desta relação. Por mais de 10 anos estive a frente de um veículo de comunicação que permitiu aprender a lidar com o contraditório e com a vaidade humana (a minha principalmente).

Através das redes pude: Recuperar os colegas da minha infância que a muito tempo estavam adormecidos; Posicionar a respeito de assuntos políticos e econômicos: Participar ativamente como cidadão de eleições; Ressuscitar a minha rede de relacionamento profissional esquecida devido a mudança de região; Conhecer novos contatos; Gerar demandas profissionais: Bradar como consumidor lesado registrando reclamações; Ajudar pessoas a encontrar oportunidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso