Libertas Quae Sera Tamen

Os veículos de comunicação sempre tiveram que responder judicialmente em defesa do que consideram o seu maior ativo a liberdade de expressão. Para criar novos mercados, algumas companhias enfrentaram da má vontade de potenciais parceiros até uma saraivada de processos judiciais.

A mais recente e famosa batalha no Brasil é, de certa forma, um dilema que a empresa vive em muitos outros cantos no mundo: o de oferecer livremente o conteúdo postado em suas plataformas. De um lado, há os que consideram que a empresa não tem responsabilidade sobre as opiniões veiculadas. Outros acham que o Google deve seguir as legislações locais à risca, atuando diretamente no bloqueio de links.

O fato é que seu  diretor-geral, Fabio Coelho, foi preso pela Polícia Federal em função da permanência de um vídeo no YouTube contra Alcides Bernal, do PP, que concorre à Prefeitura de Campo Grande (MS). A justificativa utilizada pela Justiça na sua liminar, sem julgar o mérito, foi a obediência ao Código Eleitoral, que prevê o banimento de peças que ofendam a dignidade ou moral dos candidatos. Os embates do Google são de grande monta, entre eles o polêmico filme anti-Islã "A inocência do muçulmanos" em diversos países do mundo - no Brasil, inclusive.

O que me chama atenção é que as palavras como dignidade e moral dos candidatos não é muito levada a sério pelos próprios políticos da região. Em uma audiência pública ocorrida em 09/12/2010, na Câmara Federal, que debateu a Operação Vintém e o Atentado Contra o Deputado Semy Ferraz, o então parlamentar Dagoberto Nogueira fez uma espécie de desabafo do modo operante político da região.


A rápida justiça eleitoral regional que não temeu em mandar prender o diretor da empresa Google, sem julgar o mérito da ação, até hoje, seis anos depois do fato, não tem um veredito para a formal denuncia descrita pelo parlamentar.

O parlamentar Dagoberto Nogueira que se mostrou indignado com o ocorrido hoje é candidato a vice prefeito da capital sul matogrossense (epicentro do ultimo embate da Google pela liberdade de expressão)  em aliança com os políticos denunciados na operação Vintém. O autor João Emanuel Carneiro poderia usar este enredo para sua novela Avenida Brasil. Já imaginou a união entre a Carminha e a Nina para participar de um pleito eleitoral no Divino?

A mistura de ficção e a nossa triste realidade é o que o eleitor vai ter que escolher no próximo dia 07/10/2012. A sorte esta lançada e os candidatos já utilizaram de toda moral e dignidade para buscar os seus votos.

Que seja feita a sua vontade ELEITOR!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso