O que esperar de 2013


Dia 23 de dezembro de 2012, partimos em direção a João Pessoa na Paraíba para as nossas férias. Pegamos o voo 3712 com destino a Brasília para uma conexão rumo a nosso destino. A nossa escolha foi de sair pelo aeroporto de Congonhas pela proximidade com nossa residência e principalmente a falta total de estrutura que hoje encontramos no aeroporto de Cumbica.

As empresas aéreas brasileiras perderam seu charme hoje fazem simples transporte de massa humana. Em breve vamos ter que passar por uma balança para determinar o valor a ser pago para o transporte da massa. Nós o mais gordinhos vamos pagar o dobro para ser transportados.

Lembro do tempo que a cia aérea fazia questão de encantar o cliente, com mimos e serviço e resumia e um ato de estender o tapete vermelho na porta das aeronaves e seus comandantes recebiam todos os passageiros que eram tratados como reis e rainhas. Tempos que não voltam mais. Os comissários de bordo de péssimo humor tratam a todos como um fardo a ser carregado. Onde foi parar a gentileza sua marca registrada?

Infelizmente é o que temos para nos levar ao nosso paraíso tropical a beira mar. Há lembrei! A empresa que descrevi não existe mais com a morte trágica do seu fundador e terminou com a venda para um grupo chileno pelos seus herdeiros.

Coqueirinho - Paraíba
Enquanto o voo prosseguia tivemos um serviço de bordo com sanduíche quente, de sei lá do que, com água ou refrigerante. Retiram a partir deste mês até os sucos. Em breve vão retiras as poltronas e todos iremos em pé preso em um gancho. O espaço já não suporta acomodação das nossas pernas mesmo. 

Bem o comandante acaba de informar que iniciou o pouso e vou ter que interromper para obedecer os procedimentos de segurança. Afinal de contas abandonamos a escrita em papel e tudo depende das invenções do vale do silício americano para virar memórias para prosperidade.

Próxima conexão a capital federal terra do mensalão e mensalinhos. O julgamento do segundo semestre foi emblemático a condenação dos réus do maior escândalo de corrupção julgado pela suprema corte trouxe a certeza da punidade para um grupo de zombadores das leis que regem nosso Brasil.

O Brasil mostrou sua cara, como cantou Cazuza. 

Após duas horas de conexão e muita reclamação estamos voando ao nosso destino. Estou impressionado como a chamada classe emergente dona hoje os aeroportos e vôos. O transporte se popularizou e permite que todos tenham acesso. 


João Pessoa nos aguarda. Fico imaginando ficar solto na praia de coqueirinho, um dos pontos mais fascinantes do litoral paraibano. 

Até quando esperar? Vivemos esperando dias melhores. Os dias só serão melhores se mudarmos a nossa postura com relação ao nosso dia a dia.

O que esperar desses dias na praia. O ano de 2013 se apresenta desafiador. A nossa presidenta decidiu aplicar uma política de drástica redução dos juros de mercado e levou a uma desvalorização radical previdenciária do brasileiro, me encontro neste pacote. Tinha programado minhas reservas para uma aposentadoria razoável  para no máximo mais 11 anos. Neste período seria possível formar meus filhos e esperar o inicio das suas carreiras. Com esta nova realidade torna-se um desafio ter recursos para nossa aposentadoria.

O brasileiro precisa buscar outras fontes de renda para suprir esta perda e voltar ter uma melhor relação atuarial. Estou envelhecendo rapidamente. Escolhas, escolhas e escolhas. Quando somos jovens valorizamos pouco estas escolhas. Vivemos como não existisse o amanhã. Viver assim é realmente menos estressante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso