CRISE

Não importa quão profunda seja uma crise. Sempre haverá espaço para mentes driblarem as dificuldades e encontrar soluções para prosperar. Prosperam não apesar da crise, mas graças a ela. Semelhante a uma flor que brota do estrume. O pior problema do mercado no período que antecede uma grande crise é o chamado efeito manada. Quando tudo vai bem todos investem, mas ao menor sinal de dificuldade todos recuam ao mesmo tempo. Criando um efeito devastador na economia.
Como já disse o apóstolo Paulo em uma das suas cartas aos Romanos: "Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer esse eu continuo fazendo." O temor torna-se realidade.
O desaquecimento da economia , a crise do crédito e a recessão trazem incertezas para todo negócio. Quando todos pensam em desistir, aponta como o melhor momento de insistir.
A crise leva a uma serie de promoções e descontos de produtos e serviços. Quando compramos atribuímos ao produto e serviço um valor percebido. Os descontos de forma indiscriminada coloca em dúvida o real valor do bem e serviço. Observe que o preço de tudo traz consigo um importante aspecto emocional do consumidor. Dificilmente as empresas recuperam seus preços após crises. O ideal é agregar diferencial emocional para manter sua atratividade.
Já houve tempo que os produtos eletrônicos japoneses eram sinônimos de péssima qualidade, no pós guerra. Hoje em dia são sinônimos de ata tecnologia. O que mudou foi a percepção do consumidor.
Dar asas a sua imaginação (sem plagio) em momentos de crise é até mais importante que o conhecimento. As crises são cíclicas. O que torna um ambiente propício para um processo de seleção natural (darwiniana). Vão sobreviver aquelas que se aptarem aos ambientes hostis. Floresce oportunidade de fusões e aquisições em busca das sinergias, da redução de custos operacionais e aumento da eficiência. 
A crise permite mostrar a nossa coragem e disposição. Cria um ambiente propício para se reinventar. Se você é o principal gestor da sua empresa e não está reinventando constantemente, tenha uma certeza, vai ficar para traz como gestor ou como empresa. Não perca o foco da sua concorrência ela te obriga ser cada dia melhor. A falta dela leva para uma acomodação e eliminação natural.
Diversas pesquisas feitas em diferentes mercados pelo mundo apontam de cada 10 clientes que uma empresa perde, sete se vão por conta de atendimento. O que torna um dos segredos do sucesso de uma empresa a sua preocupação constante em identificar e atender os desejos do seu consumidor. Steve Jobs, Walt Disney e outros foram mestres nesta dedicação em surpreender seus clientes.
Atender com atenção e ouvir os seus clientes é uma poderosa ferramenta de fidelização do consumidor e aprimoramento dos seus produtos e serviços.
Infelizmente muitas empresas preferem impor suas convicções desperdiçando inúmeras oportunidades. O texto bíblico de Eclesiastes já resumiu: "..vaidade de vaidades! Tudo é vaidade." A miopia, o orgulho e o ego dos executivos destroem organizações. Ser grande não pode ser sinônimo de soberbo e sim humilde. O melhor remédio anti crise é a humildade a disponibilidade de servir que permite observar o que interessa ao cliente aflorando a criatividade transformadora.

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