“se você construir, eles virão”
Ao fazer o seu planejamento estratégico para 2016, use
estas dicas para montar seu plano de vendas e acelerar o seu crescimento.
No clássico filme Campo dos Sonhos, o protagonista
recebe a inspiração de uma voz imaginária:
“se você construir, eles virão”. Esta frase ficou famosa no mundo dos
negócios e acabou virando um lema para várias “startups” e empreendedores:
concentre-se no desenvolvimento do seu produto e os clientes virão. Se você é
aquele empreendedor que vê Vendas e Marketing como um mal
necessário ou se você está sofrendo com as turbulências na economia, nunca foi
tão importante ter um foco especial em vendas e ser produtivo para converter
qualquer oportunidade de negócio em receita.
Um bom plano de vendas deve ser curto,
simples e direto ao ponto. Ele deve conter essencialmente os seus objetivos e
metas de receita e as ações para conquistar novos clientes e crescer as vendas
a partir dos clientes existentes.
Estratégia 1: Defina sua Meta
Definir metas é um elemento crítico do plano de vendas pois
definirá o seu ritmo de crescimento e a sua cadência de acompanhamento
periódica de novas vendas. Estes são os principais pontos que você deve
considerar ao determinar suas metas de vendas:
- Dado
o seu planejamento estratégico e as oportunidades de negócios,
qual a meta de crescimento que faz sentido para sua empresa?
- Qual
o mix de vendas de clientes existentes vs. vendas de novos clientes que
suportará este crescimento?
- Quais
as restrições de capacidade do seu negócio? Por exemplo: se você planeja
crescer 50% e isso significa contratar mais vendedores, você tem os
recursos financeiros para aumentar o seu headcount?
Estratégia 2: Ajuste o Funil
O funil de vendas é um dos recursos mais importantes em
gestão e planejamento de vendas e marketing. Essencialmente, o seu funil
informa quão bem a sua empresa converte leads em clientes
potenciais e, o mais importante, clientes potenciais em clientes reais.
Construa um plano que permita a automação do seu funil de
vendas para que você consiga gerir o volume sem perder o relacionamento
personalizado com cada lead. Além disso, é fundamental que você consiga
gerenciar as taxas de conversão entre os diferentes estágios do seu ciclo de
vendas.
O MAIS IMPORTANTE NA FASE DE PLANEJAMENTO DE VENDAS É
DIMENSIONAR O SEU FUNIL DE VENDAS PARA A META DE CRESCIMENTO ESTIPULADA E ENTÃO
IDENTIFICAR POTENCIAIS GARGALOS DE VENDAS E MARKETING.
Alguns exemplos comuns de gargalos:
- Geração
de leads: quantos leads você precisa gerar? Você terá os recursos de
marketing necessários para isso, tais como orçamento de publicidade
online/tradicional, canais de prospecção ativa etc.
- Qualificação:
qual a taxa de conversão de leads para oportunidade de negócios que você
precisará? Como ela se compara com o seu histórico de conversão?
- Dimensionamento
do Time de Vendas: você tem a equipe necessária para gerir (e fechar!)
todas as oportunidades?
Estratégia 3: Crescimento por Novos Clientes
Sua empresa tem dois motores de crescimento: fazer
upsell/cross-sell nos atuais clientes e conquistar clientes novos. Na definição
das suas metas você já estimou a taxa de novas vendas que deverão vir de novos
clientes. Estes são os principais pontos a serem considerados para conquistar
novos clientes:
- Comece
definindo o seu mercado-alvo e mapeando os canais de marketing
apropriados para conectar-se com esta audiência como, por exemplo,
mídias sociais, marketing online, marketing de conteúdo, feiras e
eventos ou teleprospecção.
- Use
o seu funil de vendas para determinar quais os melhores leads (ou seja,
aqueles com maior taxa de conversão) e concentre recursos nestes canais.
- Use
indicações de clientes existentes – não só para dar credibilidade e
validação ao seu produto, mas também peça aos seus clientes que indiquem
outras empresas ou pessoas que teriam interesse no que você vende.
- Incentive
a sua força de vendas a conquistar novos clientes. Você pode fazer isso
com premiações por clientes novos ou comissionamento diferenciado.
- Construa
um painel de controle de atividades relacionadas a novos clientes que
mostre indicadores como quantidade de cold calls realizados, quantidade
de reuniões com clientes em potencial, propostas enviadas etc.
Estratégia 4: Crescimento por Clientes Existentes
CONQUISTAR NOVOS CLIENTES É ÓTIMO E DÁ O OXIGÊNIO NECESSÁRIO
PARA A SUA EMPRESA CRESCER. PORÉM, É TAMBÉM A FORMA MAIS CARA DE CRESCER.
Portanto, em tempos de crise, é fundamental que você tenha
uma boa estratégia de fidelização de clientes e crescimento baseado
em clientes existentes. Estes são os aspectos fundamentais que você deve
considerar:
- Invista
na satisfação dos seus clientes e ouça atentamente o feedback deles
sobre seus produtos e serviços. Você pode usar pesquisas de satisfação
e focus groups para ter dados estruturados sobre
a percepção de seus clientes.
- Análise
de “Gap”: faça um mapeamento de seus clientes atuais e identifique quais
produtos você pode vender para cada um deles.
- Desenvolva
ações de relacionamento com os seus clientes existentes e aproveite para
aprofundar o seu conhecimento sobre os clientes.
- Tenha
um sistema de automação, como um CRM, que permita que você gerencie
volume de clientes com atendimento personalizado.
- Assim
como para clientes novos, construa um painel de controle de atividades
relacionadas a clientes existentes que mostre indicadores como
quantidade de visitas, quantidade de ligações, propostas enviadas etc.
Estes painéis também o ajudarão a entender quais representantes de
vendas têm mais perfil de cuidar de clientes da base ou para conquistar
novos clientes.
Em 2016 os empreendedores brasileiros estarão concentrados
em aumentar a produtividade de vendas das suas empresas. Para isso, é
fundamental investir em planejamento e automação. Estas são algumas
dicas práticas para você elaborar o seu plano de vendas de 2016 e bater as suas
metas de crescimento e lembre-se , “se
você vender, eles virão”. Bons negócios!
Daniel Hoe
Leia mais
em Endeavor @ https://endeavor.org.br/plano-de-vendas-webinar/?utm_campaign=news_23112015_-_empreendedores&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
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