Brasil mostra a sua cara


O Brasil está descobrindo uma nova região com consumidores que até a década de 90 consumiam somente gêneros de primeira necessidade.
A região detém 28% da população brasileira, desde 2004 a sua renda média familiar vem crescendo a uma taxa média de 6,5% ao ano. O consumo absoluto das classes D e E superou em 5% as despesas das classes A e B do Sudeste.
As empresas que estão se aventurando em conquistar a região tem descoberto que o Nordeste é outro país dentro do Brasil. A primeira descoberta é que os produtos têm de ser baratos. A segunda descoberta é que hábitos, costumes e a cultura têm uma enorme influencia sobre o consumo. As empresas que estão a distância não entendem o novo mercado que vem emergindo dentro do país.
O consumidor e o varejo regional se comportam de forma peculiar obrigando as empresas a se adaptarem embalagens de menor quantidade e principalmente lançarem produtos temáticos com o gosto e cheiro da região. O Nordeste brasileiro concentra o maior número de lojas de pequeno varejo do país.  A pulverização obriga as empresas buscar soluções criativas para custear a distribuição.
Infelizmente a velha oligarquia arcaica e corrupta ainda permanece no poder nos principais governos da região. O Nordeste é quem tem a maior representação no Senado Federal, mantendo seu perfil purulento e medíocre trazendo consequências desastrosas ao gigante deitado em berço esplendido.
O poeta escreveu: “Nas favelas, no Senado sujeira pra todo lado Ninguém respeita a constituição Mas todos acreditam no futuro da nação. Que país é esse?...” - Legião Urbana
Nós aprendemos a rejeitar a inflação, deixamos de ser o país do futuro e passamos a ser o país do presente. Necessitamos despertar para nossa intolerância a corrupção. Desejo reforçar para meus filhos que ser honesto, digno e respeitador não é sinal de burrice.
Sonho com tempos que o homem público não irá mais “zombar da nossa cara” tratando de forma leviana os recursos públicos.
Lamentavelmente são poucos (muito poucos) homens públicos que conheci que podem levantar o olhar sem vergonha dos feitos corruptos em prol do seu enriquecimento ilícito.
O ano de 2010 está sendo especial para os brasileiros, pela primeira vez um governador foi preso por corrupção. A nossa esperança acaba de se renovar como um clamor que se levanta no deserto árido e começa a criar corpo e pode transformar uma nação.
O Brasil caminhou economicamente e necessita contaminar o progresso principalmente politicamente. A nossa missão é apoiar e incentivar governos sérios.
O meu clamor é que nas próximas eleições possamos renovar em 90 % as cadeiras do legislativo.
Temos a faca e o queijo na mão. BASTA VOTAR!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso