Orçamento Base Zero

Quais os recursos que seu negócio precisa?

Durante sua existência é muito comum surgir gastos obrigatórios para uma determinada fase e desnecessários para sua continuidade.
As empresas quando se colocam em situações de risco buscam cortar suas despesas de forma abrupta e irracional tornando seu negócio anêmico. Normalmente a anemia das empresas levam seus gestores a inchar  a sua estrutura e gastos virando um obeso anêmico. Na Miragaia Consultoria temos uma estatística interessante, de todas as empresas diagnosticadas, 80% tinha obesidade aliada com anemia. Estruturas e gastos inchados e falta de musculatura para enfrentar o dia a dia.
O Brasil é um país que sofre muito com o efeito sanfona das empresas. A instabilidade monetária, aliada a políticas desastrosas e retração de consumo levaram as empresas a crescerem sem estrutura e reduzir sem sabedoria.
A estabilidade conseguida após o plano real e mantida na atual administração permite que os empresários tenham a oportunidade de repensar seu negócio.
A boa gestão aconselha que façamos periodicamente uma profunda revisão nas nossas estruturas e custos. O método é reconhecido como orçamento base zero. O seu objetivo é pegar uma lupa e analisar em conjunto toda a sua estrutura e principalmente gastos da empresa.
A liderança deve ser convocada para pegar papel em branco e redesenhar um cenário imaginário ideal para suas atividades. O responsável por cada área deve ser convocado para montar uma empresa do "zero" definindo o que é necessário para iniciar uma operação.
Em seguida é necessário elencar os seus gastos e suas prioridades primárias e secundária para uma operação ideal. Cada gestor deve apresentar suas premissas e gastos para os demais e "vender" sua necessidade buscando organizar uma pirâmide de gastos e prioridades.
A partir deste ponto o gestor tem plena condições de comparar com sua atual estrutura e definir o que pode ser "cortado" em uma crise. Os pontos de gordura ficam aparentes e sua deficiência operacional também.
Na minha experiência profissional após aplicar o método de orçamento base zero sempre tivemos ganhos significativos. Observei sempre um ganho de margem na ordem de 5 pontos percentuais de imediato provocado principalmente por esqueletos deixados na estrutura de pessoal e despesas inúteis esquecidas nos porões dos diversos departamentos.
Recordo de encontrar mensalidades de linhas de celular de familiares dos acionistas já inativas por anos ainda encoberta por contratos não revistos juntos a operadoras, muito comum. Benefícios dados para determinados fins a clientes como descontos e pagamento de fretes onde a relação comercial já não se justifica. Secretárias de departamento para ler e.mails e enviar fax. Galpão alugado para armazenar sucatas de móveis e utensílios. Arquivos impressos de e.mails e cópias de documentos contábeis arquivados em departamento. Todos com certeza tiveram seus significado na implantação que se perderam no tempo.
Com relação a despesas de acionistas/cotistas devemos tratar fora da estrutura de custo da organização. Somente assim é possível dimensionar o custo real da organização e a sua capacidade de gerar caixa para a remuneração do capital. O acionista tem como principal objetivo a geração de mais valia da sua empresa, portanto deve separar sempre o que é gasto produtivo permitindo uma analise segura na gestão de crise.
As organizações familiares sofrem muito com a transferência dos custos familiares para dentro da estrutura das empresas. Membros da família "disputam" a simpatia da liderança buscando aumentar seus benefícios indiretos (combustível, telefonia, viagens,manutenção,etc) engordando os gastos sem um fim produtivo.
O mês de outubro é ideal para trabalhar o seu orçamento do próximo ano. Vamos tirar o melhor proveito do nosso negócio.

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