Os resultados aparecem

"Aquele que focam somente melhorias imediatas acabam por ter uma organização em que os resultados aparecem, mas não são sustentados, porque não existe disciplina operacional para mantê-los."

Admiro as colocações feitas pelo um dos mais renomados especialistas em gestão do Brasil, Vicente Falconi. Lendo um recente artigo gostaria de explorar melhor suas palavras com minha experiência profissional.

O líder tem a obrigação de ser o grande "pregador".

O pregador tem como principal missão comunicar. Todos temos a capacidade de comunicar com as pessoas, mas infelizmente poucos conseguem se conectar com elas. O autor John Maxwell em uma de suas obras escreveu: "A conexão sempre começa com o compromisso de alguém".
Hoje vivemos uma cultura impaciente e acabamos por optar em estar sozinhos na caminhada. O que importa é a velocidade para atingir os resultados. No exercício da relação empresarial precisamos estar preparados para dar algo. Fica impossível dar algo que não temos. Nada pode acontecer por seu intermédio até que aconteça com você.
Assumir compromisso é o maior desafio da atual liderança possibilitando mostrar a cada liderado a relevância de gerenciar suas estratégias, diretrizes, projetos e rotina.
As empresas precisam além de buscar os resultados é estabilizar os seus resultados . O investimento constante em treinamentos, certificação de funcionário, clima organizacional e motivação são inerentes na valorização do capital humano.
Não me canso de ler a obra A Riqueza das Nações de Adam Smith, moralista e expansionista criticava o mercantilismo voltado exclusivamente para o acumulo da riqueza. Valorizava o desenvolvimento intelectual de todos como a melhor forma de libertar o povo do poder dominante. Não pregava a bolsa escravidão como solução da miséria.
Infelizmente ainda vivemos tempos em que o desenvolvimento intelectual é colocado em segundo plano e o que importa é somente a riqueza pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso