Mudança de rumo no consumo




Estamos assistindo um Brasil com seu crescimento patinando primeiro semestre. O governo Dilma repete a dose do mesmo remédio aplicado pelo seu antecessor para motivar o consumo. Como todo remédio aplicado repetidamente vai perdendo sua eficácia.
Alguns fatos importantes aconteceram, temos juros de mercado nunca visto na história contemporânea brasileira, mas o Brasil apresenta um crescimento pífio perto do esperado com um consumo tão aquecido.
O fato é que estamos vivendo uma mudança de comportamento do consumo de bens para serviços.
As famílias estão consumindo mais banda larga, Tv por assinatura, seguros, viagens, estudo universitário, restaurantes, academias, prestadores de serviços ortodônticos e terapeutas. As industrias de bens de consumo estão perdendo a concorrência para os produtos chineses e serviços.
O mundo, em crise, está trazendo uma oportunidade de redução das nossas taxas de juros em velocidade para patamares dos países emergentes.
Muitos estão pregando um Apocalipse se descortinando para o final de 2012. Não dá para afirmar nada neste momento de profunda mudança na economia e na sociedade. Tenho a convicção que surpresas virão em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso