Os princípios básicos de Governança Corporativa

As palavras TRANSPARÊNCIA, EQUIDADE, PRESTAÇÃO DE CONTAS e RESPONSABILIDADE CORPORATIVA podem garantir o futuro das empresas. O cenário econômico e político turbulento levam algumas empresas a deriva, perdidas frente ao temporal que se aproxima. Em momentos como este não é raro encontrar empresas e políticos saírem fortalecidos com ótima expectativas de futuro.O grande mistério se esconde na sua Governança Corporativa.
O segredo das empresas é não ter segredos com relação a sua disposição de informar não somente seu desempenho econômico-financeiro, mas os seus demais fatores que norteiam a sua ação gerencial e conduzem a sua criação de valores.
As empresas tem o dever de tratar todos os sócios com equidade, prestando sempre contas assumindo todas as consequências dos seus atos e principalmente das suas omissões. Os seus gestores devem ter em mente sua responsabilidade de zelar pela sustentabilidade das organizações, com visão de longevidade e incorporando considerações de ordem social e ambiental dos negócios e operações.
Ser eficiente é uma obrigação para qualquer negócio, aliada uma gestão de risco com práticas administrativas, independente do tamanho e estágio organizacional diminui os risco e traz grandes oportunidades e clientes.
As empresas que formam conselhos administrativos com membros independentes, sem qualquer vínculo passam a ter monitoramento de conflitos entre controladores e minoritários, executivos e acionistas, fornecedores e clientes.
Em linhas gerais é possível afirmar que a Governança Corporativa é o instrumento que garante a sociedade que as empresas que ela compra produtos ou serviço não pratica crime.

fonte: CRA-SP



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso