Odeio cuidar das finanças da minha empresa

A maioria dos empreendedores acabam sempre fugindo de uma obrigação que pode custar sua existência: Organizar as finanças das sua empresa. 

O descontrole financeiro é um dos fatores que mais levam a insolvência do negócio. Os pequenos e médios empresários costumam misturar suas contas, não acompanhar o resultado com periodicidade e não sabem dimensionar a sua necessidade de capital. 

Nem tudo está perdido. O primeiro passo é saber controlar o seu fluxo de caixa conhecendo os prazos de pagamento e recebimento para dimensionar suas necessidades de curto, médio e longo prazo. O segundo passo é não misturar suas contas pessoais com as contas da empresa. A empresa deve ter claro os valores e as periodicidades da retirada do sócio dentro da sua capacidade de geração de caixa. O terceiro passo é ter disciplina no acompanhamento diário do fluxo e indicadores da empresa tais como: Faturamento; custo fixo; custo total; lucro nominal; margem de contribuição; endividamento; e lucro operacional (EBITDA).

Não é possível controlar uma empresa por planilha eletrônica, elas ajudam nas analises, mas ter um software de gestão financeira é essencial para acompanhar o negócio. O controle do que acontece diariamente nas finanças da sua empresa com a construção de cenários mensais permite que o empresário possa tomar decisões planejadas com relação seus investimentos evitando transferência desnecessárias de capital da empresa para o patrimônio pessoal ou vice versa.

A sua empresa necessita de disciplina financeira sem ela não existe como manter vivo nenhum tipo de negócio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Sonho Grande

Cuidado a picada é mortal