Odeio cuidar das finanças da minha empresa

A maioria dos empreendedores acabam sempre fugindo de uma obrigação que pode custar sua existência: Organizar as finanças das sua empresa. 

O descontrole financeiro é um dos fatores que mais levam a insolvência do negócio. Os pequenos e médios empresários costumam misturar suas contas, não acompanhar o resultado com periodicidade e não sabem dimensionar a sua necessidade de capital. 

Nem tudo está perdido. O primeiro passo é saber controlar o seu fluxo de caixa conhecendo os prazos de pagamento e recebimento para dimensionar suas necessidades de curto, médio e longo prazo. O segundo passo é não misturar suas contas pessoais com as contas da empresa. A empresa deve ter claro os valores e as periodicidades da retirada do sócio dentro da sua capacidade de geração de caixa. O terceiro passo é ter disciplina no acompanhamento diário do fluxo e indicadores da empresa tais como: Faturamento; custo fixo; custo total; lucro nominal; margem de contribuição; endividamento; e lucro operacional (EBITDA).

Não é possível controlar uma empresa por planilha eletrônica, elas ajudam nas analises, mas ter um software de gestão financeira é essencial para acompanhar o negócio. O controle do que acontece diariamente nas finanças da sua empresa com a construção de cenários mensais permite que o empresário possa tomar decisões planejadas com relação seus investimentos evitando transferência desnecessárias de capital da empresa para o patrimônio pessoal ou vice versa.

A sua empresa necessita de disciplina financeira sem ela não existe como manter vivo nenhum tipo de negócio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso