Estudo tributário


As constantes mudanças tributárias colocam em cheque a importância de um planejamento tributário independente do tamanho da sua empresa. Todas as empresas necessitam de um estudo tributário bem dirigido, sendo pequenas ou grandes. Cada atividade econômica a ser explorada obriga o empresário fazer estudos constantes personalizado, que contemple, além da redução da carga tributária, mecanismos que busquem a redução de custos, despesas e tempo, sem afetar a qualidade e os valores de cada negócio.

A implantação do serviço público de escrituração digital brasileiro (SPED) trouxe uma maior transparência na relação fisco e empresas. Fechou as oportunidades de sonegação institucional e fortaleceu a importância de um bom planejamento tributário das empresas.

Assim, ao planejar a carga tributária associada à redução de riscos do negócio, o empresário mantém a melhoria do seu fluxo de caixa, pois é comum encontrar desperdícios de empresas que optam por regime incompatível com sua realidade econômica. 

A gestão tributária deve ser alinhada com as operações praticadas por cada empresa, levando em conta o custo versus o benefício gerado. Para tanto, é importante que o planejamento tributário envolva todos os setores de uma organização, cada empresa apresenta mecanismos diferentes entre si, características peculiares que influenciam na eficácia e no bom êxito de um planejamento tributário.

O estudo tributário possibilita que todo empresário encontre alternativas que diminuam o peso dos tributos existentes, por meio de análises que envolvam as opções legais de tributação, possibilitando a estruturação adequada a suas operações, de forma a optar pela carga tributária que menor lhe onere dentro da legalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso