Receita da Vovó Julia

Machupicchu - Peru




Todos os domingos durante minha infância íamos almoçar na casa dos meus avós partenos. Recordo com alegria dos momentos em torno de um "ritual sagrado" molhar o pedacinho de pão francês para sentir o molho de tomate que acompanhava o Tagliarine feito em casa pela minha saudosa avó Júlia. Junto era servido um rosbife de panela e salada. Gosto de infância de um tempo que já não volta mais. Esta semana decidi relembrar a receita e preparar.



Molho de Tomate

Ingredientes

200g de carne (prefiro músculo para o molho)
1 kg de tomate italiano maduro (sem pele e semente) aproximadamente oito tomates inteiros
3 cebola grandes
3 dentes de alho
1 colher (sopa) de açúcar
7 folhinhas de manjericão
3 xícaras de óleo de canola
1 xícara de vinagre de vinho tinto, ou vinho tinto.
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Tempere a carne cortada em cubos com sal, alho picado e pimenta do reino e separe deixando descansar por 30 minutos. Corte a cebola em pedaços grandes e separe em um recipiente.

Retire a pele e as sementes do tomate. Pique em que cubos e bata no liquidificador. Cuidado não é possível bater tudo de uma única vez, divida em três porções. Separe em uma vasilha.

Coloque o óleo na panela funda e deixe aquecer bem. Frite a carne até dourar todos os pedaços e em seguida junte as cebolas picadas deixando ficar bem morenas.

Quando as cebolas estiverem morenas acrescente uma xícara de vinagre, ou vinho e deixe evaporar. Em seguida coloque uma xícara de água fervendo. Coloque o tomate batido e deixe na panela com fogo alto até atingir a fervura. Coloque uma colher de açúcar e mexa, para quebrar a acidez do tomate, e as folhas de manjericão. Deixe ferver por aproximadamente duas horas em fogo bem baixo,

Desligue e deixe o molho descansar até o preparo do seu Tagliarine. Depois é só servir.

Em breve vou passar a receita do Rosbife de panela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

Abraçando o nosso fracasso

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi