Autoestima

Diante de um problema é sempre mais fácil encontrar um culpado ou inventar uma situação externa inesperada sobre a qual não se tem controle. A famosa crise do ano tal. Isto não traz soluções, mas que todos nós sentimos um enorme alívio não tenho dúvidas.
O que tenho percebido é que as empresas e pessoas que enfrentam o problema de frente sem temor, sem buscar os culpados e trazendo para o centro da sala para um processo de depuração e compreensão da dimensão são inevitavelmente empresas com melhores performance e pessoas com sua autoestima bem definida.
Air Bus 320 da TAM a serviço da população
Falando em autoestima fico muito ressabiado, como dizemos no interior, quando vejo a necessidade que o ex presidente da republica Luis Inácio tem em utilizar de mecanismos de auto bajulação e reconhecimento para dizer que ele foi melhor que fulano e beltrano. A ridícula postura do seu partido em comemorar dez anos de poder supremo, demonstra que estão de fato adotando um caminho errado que já desmoronou os antigos monarcas e principalmente que fez os movimentos ditatoriais criarem força para o domínio do poder.
O Lulismo da forma que vem sendo apresentada é hoje uma praga a ser combatida. Manifesta como uma doença incurável e domina toda racionalidade humana de forma a crer na sua supremacia e divindade.
Hoje assistimos a putrefação das suas chagas, que nós todos temos, tratando como uma simples ferida e deixando contaminar o que sempre tiveram de diferencial, a ética. Deputados condenados do seu partido tomaram posse como se nada tivesse acontecido. Opa é fato que o judiciário não tem a plenitude de julgar os seus membros partidários, pois não militam em outra dimensão. Lugar reservado somente para os  "Abraham Lincoln´s" da história. Afinal ele sofreu com a ignorância da mídia e perseguição lunática.
Bem todo brasileiro tem a obrigação de não se deixar contaminar por esta praga.


O verdadeiro líder tem como obrigação não contar somente os bons resultados e sim questionar de forma ampla e transparente quais são os problemas da sua empresa, governo ou vida. Fazer uma lista dos principais problemas e expor de forma possamos estudar alternativas para soluciona-los tornam sua gestão mais humana e principalmente menos vulnerável a sua vaidade.
Gosto muito do conceito que o verdadeiro conhecimento entra pelas mãos de quem executa. Colocar em pratica o seu discurso é o que diferencia o líder.
Recente pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros não entende nada sobre investimentos e desconhece as mudanças econômicas que estão ocorrendo, como a queda dos juros.
Toda oportunidade que tenho em uma roda de conversa coloco o seguinte tema na mesa. Estamos envelhecendo e empobrecendo. Com o aumento da nossa expectativa de renda necessitamos de forma maiores poupanças para suportar o novo período e agora com a queda dos juros a nossa poupança atuarial encolheu drasticamente.
O instituo de pesquisa Rosenfiled ouviu duas mil pessoas em cem cidades no fim do ano passado e constatou que 56% dos entrevistados não tem a menor ideia do que esta acontecendo com a taxas de juros no Brasil. Sendo que 97% entendem que aplicação esta diretamente relacionada a caderneta de poupança e 44% mantem suas reservas nesta modalidade, apesar de considerarem arriscada.
O brasileiro, segundo a Nielsen, é o povo que mais gasta proporcionalmente a sua renda com entretenimento em comparação com nossos vizinhos, 41% do total. Nossos vizinhos menos de 29%. Em compensação nossos vizinhos destinam 38% da sua renda para investimentos, Aqui no chegamos a menos de 27%.
A soma destes fatores vão nos levar a uma encruzilhada que a novas gerações terão que suportar. A falta de poupança reduz a capacidade de investimento do país. As famílias ficam bem mais vulneráveis quando o crédito encolhe, ou frente a um desemprego. Temos uma bomba relógio armada e pronta para explodir em menos de 35 anos.
Tenho plena convicção que o lulismo barato não tem preocupação com o tema, pois o sucesso estrondoso empresarial dos seus herdeiros, vulgarmente conhecido como lulinha, garantiu uma bela poupança para varias gerações em qualquer lugar do mundo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso