Controle financeiro pessoal

Tenho observado que o brasileiro em geral tem aversão a controles de gastos e orçamentos principalmente o familiar. Para que qualquer economia cresça, é preciso investir. Para investir, é preciso poupar, ou seja, deixar de consumir.

Um grande paradoxo dos brasileiros, é que temos a vocação para crescimento, mas não para poupança. Ao não aceitar pagar o preço cobrado pelo crescimento, poupar, o país termina por inviabilizá-lo. Por isso nossa taxa de juro permaneceu por longo período tão alto, os juros são uma medida da impaciência de cada um de nós. Eduardo Giannetti escreveu em sua obra O Valor do Amanhã com muita sabedoria nosso comportamento impulsivo. “É difícil lutar contra o desejo impulsivo; o que quer que ele queira, ele adquirirá ao custo da alma” (Heráclito)

Sempre tive a real noção da importância de ter bons controles financeiros para geração de demonstrativos que sirvam de base na tomada de decisões na condução dos negócios empresariais. O mesmo apliquei para minha vida.

Ninguém constrói um futuro sem perseverança e sacrifício de pequenas coisas. Há dezessete anos mantenho cada centavo recebido e gasto em meus controles pessoais. Consigo contar a minha história através dos balanços financeiros pessoais apurados a cada ano. Vejo os reflexos das minhas escolhas.

O meu pai tinha um habito de escrever em uma agenda todos os seus pagamentos feitos no dia e recebimentos. No final do mês recordo como se fosse hoje ele digitando em uma calculadora de mesa e fita para apurar o balanço das suas despesas. Passava horas determinado analisando e concluindo sua situação e perspectiva. Sabia na ponta do lápis onde estavam os maiores furos e como deveria conduzir suas despesas do lar.

Se souber as razões de que fazem você economizar, fica mais fácil manter o controle. Monitorar o seu dinheiro, desde o cafezinho até gastos grandes, anotando o que você compra ajuda. Assim você vai ter um controle maior dos seus gastos e facilitará muito na hora de preencher sua planilha e cortar gastos;

Seja flexível, a vida é imprevisível, portanto é necessário separar um recurso extra na sua planilha para casos de emergência, nunca se sabe como será o dia de amanhã.

O mais importante antes de começar seus controles é conversar com sua família para que se comprometam, pois esse controle só funcionará se todos estiverem participando.

Tudo deve ser feito em passos pequenos, comece cortando gastos supérfluos e vá aumentando os cortes, assim será mais fácil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso