O seu sócio precisa ter o que você não tem

Toda empresa precisa se cercar de sócios para crescer. A rede de contatos é o principal meio que o empreendedor tem para buscar sócios. Buscar sócios para a sua empresa não é uma tarefa fácil, por meio de indicações de pessoas de sua confiança pode ser o primeiro passo. Faça várias conversas antes de fechar uma parceria além do conhecimento da pessoa precisa ter uma boa convivência. Complementaridade e alinhamento de objetivos são dois fatores que devem ser levados em consideração na escolha de uma sociedade.

Em geral, buscar pessoas que estão com apetite, independentes, de pensamento analítico e carismático. Os sócios precisam ter a capacidade de liderar. Caso contrário, não conseguirão se desenvolver e alavancar ideias e conceitos, o que impedirá que a empresa se torne muito grande.
Evite ter como sócio pessoas com quem tem medo de discutir, nem tende a dominar em discussões. Você vai discutir tudo no começo, portanto é importante que ambos saibam quando ouvir e quando falar, assim como quando bater o pé e quando ceder. Considere que ter um sócio é um aprendizado constante e um trabalho de entrega e respeito às características de cada um.

O seu sócio precisa ter o que você não tem.

O sócio ideal é definido a partir de quatro fatores:
  1. Aquele que valoriza o seus pontos fortes e minimiza os seus pontos fracos
  2. O que atende as principais necessidades estratégicas do negócio
  3. Deve ter afinidade junto ao projeto e pessoas 
  4. Ser alinhado com os objetivos e metas do negócio.
Pessoas que tenham as mesmas expectativas em relação ao negócio, perfis complementares e com bom relacionamento são alguns pontos essenciais um sócio ideal. Motivações e expectativas alinhadas, confiança, comunicação clara, culturas e valores semelhantes são premissas em uma relação societária. Ser diferente às vezes é bom. Ter apenas sócios conservadores ou apenas agressivos pode ser ruim. Alguém tem que bancar o diabinho e alguém precisa bancar o anjinho para ter uma empresa equilibrada. O sócio precisar ter honestidade e ética.

O sócio tem que saber exatamente o que quer e está disposto a se dedicar para alcançar o mesmo objetivo. Os sócios precisam de uma mesma visão de longo prazo, o mesmo objetivo, caso contrário sua sociedade não será sustentável ao longo do tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os problemas da pesquisa por quota

Tempestade Perfeita

NUNCA ABRA MÃO DOS SEUS VALORES PESSOAIS