O seu sócio precisa ter o que você não tem

Toda empresa precisa se cercar de sócios para crescer. A rede de contatos é o principal meio que o empreendedor tem para buscar sócios. Buscar sócios para a sua empresa não é uma tarefa fácil, por meio de indicações de pessoas de sua confiança pode ser o primeiro passo. Faça várias conversas antes de fechar uma parceria além do conhecimento da pessoa precisa ter uma boa convivência. Complementaridade e alinhamento de objetivos são dois fatores que devem ser levados em consideração na escolha de uma sociedade.

Em geral, buscar pessoas que estão com apetite, independentes, de pensamento analítico e carismático. Os sócios precisam ter a capacidade de liderar. Caso contrário, não conseguirão se desenvolver e alavancar ideias e conceitos, o que impedirá que a empresa se torne muito grande.
Evite ter como sócio pessoas com quem tem medo de discutir, nem tende a dominar em discussões. Você vai discutir tudo no começo, portanto é importante que ambos saibam quando ouvir e quando falar, assim como quando bater o pé e quando ceder. Considere que ter um sócio é um aprendizado constante e um trabalho de entrega e respeito às características de cada um.

O seu sócio precisa ter o que você não tem.

O sócio ideal é definido a partir de quatro fatores:
  1. Aquele que valoriza o seus pontos fortes e minimiza os seus pontos fracos
  2. O que atende as principais necessidades estratégicas do negócio
  3. Deve ter afinidade junto ao projeto e pessoas 
  4. Ser alinhado com os objetivos e metas do negócio.
Pessoas que tenham as mesmas expectativas em relação ao negócio, perfis complementares e com bom relacionamento são alguns pontos essenciais um sócio ideal. Motivações e expectativas alinhadas, confiança, comunicação clara, culturas e valores semelhantes são premissas em uma relação societária. Ser diferente às vezes é bom. Ter apenas sócios conservadores ou apenas agressivos pode ser ruim. Alguém tem que bancar o diabinho e alguém precisa bancar o anjinho para ter uma empresa equilibrada. O sócio precisar ter honestidade e ética.

O sócio tem que saber exatamente o que quer e está disposto a se dedicar para alcançar o mesmo objetivo. Os sócios precisam de uma mesma visão de longo prazo, o mesmo objetivo, caso contrário sua sociedade não será sustentável ao longo do tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso