Alternância de poder

Fotografia de ERICH SACCO - Igreja São José
Nos regimes democráticos, a alternância de poder é necessária. Quando um governo se mantém por muito tempo, grupos de interesses se consolidam, todo mundo vira protegido de alguém e o crescimento da corrupção é quase inevitável. O sentimento de que você estará no poder para sempre faz seus aliados achar que também terão poder ou dinheiro para sempre. Isto é ruim. É hora de mudar - Fernando Henrique Cardoso

Costumamos cair no engodo de achar que alternância de poder é trocar o certo por duvidoso. Alternância de poder evita que a corrupção crie raízes e que grupos econômicos delapidem o patrimônio publico. Não precisamos de monarcas e sim de democratas capazes de gerir com sapiência os nossos recursos reduzindo a desigualdade e principalmente oportunizando educação para todos. Somente com a educação teremos a verdadeira transformação e quebra das correntes escravagistas dos parasitas do poder.

Infelizmente Fernando Henrique em seu mandato trouxe um dano quase que irreparável chamado reeleição para o executivo o que dificulta a alternância e perpetua os feudos políticos. Veja os estados dominados por feudos que impedem a alternância do poder utilizando de todos os mecanismos para manter seus protegidos. A situação é gravíssima. Toda oportunidade de alternância de poder é aniquilada com o auxilio de parte da mídia. Isto busca a confundir o eleitor tratando os desiguais como os iguais. Imperando o ministério da fofoca.

A sociedade passa a ter que conviver novamente com um mar de ofensas, ações, denuncias de puxões e cabelo no vale tudo eleitoral. A história se repete. O jogo é de Golias. Como no Carnaval a comissão de frente está a todo vapor. Pena que as ideias são deixadas de lado. Depois das eleições todos terminarão na dispersão da praça da apoteose. Ó abre alas. Que eu quero passar..... Não esqueçam que o desejo de alguns é transformar o eleitor em plateia e não protagonista da festa da democracia.

Será que a liberdade de imprensa pode ultrapassar valores constitucionais como direito a honra, a privacidade e intimidade? A imprensa deve redobrar a responsabilidade na difusão de informações e notícias, tendo em vista a credibilidade que o público lhe deposita, a manutenção da ética e garantia dos direitos humanos. Embora todas as pessoas tenham o direito de permanecer informadas, valores tais quais a lei de imprensa ou liberdade de expressão não podem justificar os excessos dos profissionais de comunicação que interferem diretamente na vida e nos direitos das pessoas. O que temos visto é que fofocar fala mais alto que a liberdade de imprensa, e não há como negar, são coisas completamente diferentes. Interpretar equivocadamente os fatos com objetivo claro de denegrir a imagem de outrem não é liberdade de impressa e sim libertinagem de imprensa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

Abraçando o nosso fracasso

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi