Litoral Sul de São Paulo

O litoral paulista tem cerca de 700 km de extensão, 60% de praias. Belas paisagens. Rico em opções de lazer e turismo. São 16 municípios litorâneos. Possui também um complexo ecossistema em estuários, manguezais, restingas, cavernas, rios, costões e cerca de 149 ilhas. As melhores praias estão no litoral norte. No litoral sul existem várias áreas de preservação ambiental nos municípios de Iguape, Cananéia e Peruíbe.
Passei minha infância frequentando uma das praias do litoral sul, balneário Florida, eram outros tempos. A Praia Grande era ponto de encontro de algumas famílias que lá se aventuravam em busca de sossego e tranquilidade. Aprendi a dirigir no colo do meu pai pela praia o seu Ford/Galaxie de cor marron barroco metálico (foto) pela praias do litoral sul.

Descer a serra era uma aventura. A estrada era normalmente a Ancheita, mas em alguns momentos utilizávamos a antiga estrada da Serra do Mar do tempo do império. Depois ainda tínhamos um longo caminho pela Pedro Taques até a entrada do Balneário Flórida depois do Caiçara antes de Solemar. A partir daí não tinha asfalto e muito "areião". Tínhamos que passar o trilho do trem e entrar na rua do telégrafo a direita e em seguida a esquerda na Rua das Orquídeas.
Impressionante como tínhamos liberdade e segurança de andar soltos sem preocupação e medo, algo impossível de se pensar hoje em dia. Todos nós andávamos com as nossas motos pela praia e como pássaros livres de norte a sul passando pelos balneários sobre areia batida da praia que mais parecia um grande asfalto.
Recordo da minha Graziela uma motinho azul italiana (foto).
Já passaram mais de 37 anos que foram tiradas as fotos aqui publicadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso