Obrigado Ueze Zahran


Aniversário de 89 anos Ueze Zahran 2013
Nascido em 15 agosto de 1924 numa pequena cidade do antigo Matogrosso, Bela Vista, cultivava um forte desejo de vencer na vida. Como todo grande líder seu desejo o impulsionava para conquistar novas oportunidades.

Os seus passos seguiam um lema desistir jamais, vencer ou morrer. Sabia que para ter sucesso precisava romper todas as possibilidades de bater em retirada. Soube colocar em prática aquilo que para muitos era intangível. Recordo de uma de nossas muitas conversas que tivemos no trecho entre a cidade de Maracajú e Campo Grande, tomada pela plantação de soja. Ele me disse:"Sabe Ricardo nem sempre foi assim esta região era muito pobre, povo sofrido do cerrado, foi na boleia de um caminhão acompanhando um caixero viajante, Abdala Careca, quando resolvi que era preciso abrir minhas fronteiras para poder ajudar minha família e o meu estado, éramos muito pobres, eu tinha que fazer alguma coisa." Ele sempre me impressionou, não sabia o que era a palavra “Impossível”. 

Toda riqueza se inicia com uma disposição da mente e com propósito bem definidos, o seu era dar bem-estar a família e seus conterrâneos. Nele repousava uma semente da realização. A escola da vida o ensinou muito. Foi uma aprendizagem contínua. Quando eu acreditava que já tinha consolidado seus sonhos, estava ele falando de um novo projeto que iria impactar a sua região de origem e a família. O mundo ama os vencedores e não tem tempo para os perdedores, ele tinha muita consciência disso.

Sua imaginação criativa não teve limites. Começou com o Café Néctar, o desejo de presentear sua mãe com novo fogão a Gás o levou a criar COPAGAZ, em 1955, empresa presente em 21 estados da federação distribuidora de GLP, sua menina dos olhos. Vieram as emissoras de televisão, atividades cinematográficas, ele amava a cultura. O Agronegócio com as esmagadoras de soja, COPAZA, Criação de equinos árabes, Fazenda chaparral, indústria alimentícia de massas, o terceiro setor, a fundação Zahran, radio, transporte TRANSCOPA, construtora COBEL, COPADATA processamento de dados, Agrocopa, criação de bovinos no MT, ENGEZEL indústria de transmissores, THALASSA turismo, BIMAZA seringueiras, TAPIR madeiras. Foram inúmeras empresas e projetos, sonhava grande, como a separadora de Gás que lutou até o último suspiro para tentar realizar. Ele sabia que o conhecimento adquirido devia ser colocado em prática imediatamente, com propósito definido, de acordo com cada plano prático já elaborado. Era uma fábrica de ideias criativas. “Só existe uma fraqueza para qual não há remédio: Falta de Ambição!” Ele sempre soube disso. Ele me dizia: - “Ricardo! não existe preço para boas ideias!”. Quando estava insatisfeito ou irritado com algo que o contrariava me chamava de “Miragaia”. Não foram poucas.

Somos o que somos e estamos onde estamos devido a nossa conduta! A sua generosidade não tinha tamanho. Ele conhecia a principal lei da economia criada pela natureza, uma lei implacável que não pode ser revogada e não existe tribunais para se apelar. A lei que não reconhece quem tenta receber sem dar. Sempre foi probo em dar, mesmo quando não podia. Estendia sua generosidade a todos. Certa ocasião no checkin de uma cia aérea o “SEO Zahran” como era chamado na região puxou conversa com o atendente. Eu afastado estranhei a demora, mas fiquei esperando para embarcar. Ele adorava conversar com “estranhos” estava sempre atrás de boas histórias de vida.  Depois de conversar com o atendente ele me disse:” Ricardo! Anota os dados dele e apresenta para o conselho da Fundação Zahran para custear a faculdade de direito do menino.” Hoje o atendente exerce Advocacia em Campo Grande e teve boa parte do seu curso custeado pela Fundação Zahran. Poderia escrever laudas de pessoas que foram impactadas pela sua generosidade e vontade de dar. 

As pessoas que adotam a persistência são generosamente recompensadas: recebem o que desejam. Não tenho duvida que a fortuna vai na direção das pessoas que tem a mente preparada para atraí-la. Saber o que quer é o passo mais importante para o desenvolvimento da persistência. O medo das críticas está por trás da destruição da maior parte das boas ideias. Para Ueze Zahran as críticas sempre foram combustível da sua persistência e a certeza de estar trilhando o caminho certo.

As paginas da História estão repletas de relatos de grande lideres cujas realizações podem ser atribuídas diretamente à influência de grandes mulheres. O Ueze não era uma exceção, em 1955, casou-se com a filha de Elclides Marques Peluffo e Elpídio Peluffo, Lucila Peluffo foi a mola mestre na vida do Ueze, toda ideia criativa e impulso que apresentava contava com forte DNA da “Dona Lucila”, conselheira, motivadora, incentivadora, admiradora, mãe, confidente, esposa, mulher, auxiliadora, conciliadora, defensora e todos os atributos que podemos mais escrever.

Ueze Zahran foi um dos ícones que deixa um grande legado para as gerações vindouras. Como poucos tinha seu sexto sentido aguçado e sabia dominá-lo. Soube viver intensamente todas as suas emoções. Em uma entrevista dada ao Estadão em 2013, quando tinha 89 anos, disse a seguinte frase: "Eu não tenho tempo para morrer." Assim viveu até os seus 94 anos onde a morte não fazia parte do seu vocabulário, pois tinha muito a construir.

A minha vida foi fortemente impactada nos vinte e cinco anos que pude conviver diretamente com Ueze Zahran, dez anos na gestão de um dos seus negócios e com convívio familiar e de amizade até os seus últimos dias. Em um dos nossos almoços, neste último ano, em sua residência fui vê-lo no quarto já convalescendo ele me disse: “Sabe Ricardo! Não posso parar, a minha família depende do meu trabalho”.

Como escreveu Charles Chaplin: - “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

Festa de 40 anos da Tv Morena e 50 anos da Copagaz 2005
Ueze Zahran soube desde o seu primeiro dia que cada minuto da sua vida era para valer, e muito. Hoje a cortina se fecha e estamos todos muito tristes com sua partida, mas aplaudimos de pé o seu legado, ensinamentos, generosidade e amizade que ficarão marcados na minha vida e da minha família.

Ueze Zahran, um Homem que soube cumprir a missão que lhe foi outorgada deixando uma avenida de cinco pistas com asfalto de ultima geração a todos aqueles que tem um propósito definido, persistência e um desejo ardente de construir sua história de sucesso.


Festa Publicitário TV Morena

Obrigado Ueze Zahran!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossas escolhas definem quem somos

MUSEU da TAM - O Diário da Morte de Milton Terra Verdi

Abraçando o nosso fracasso